quinta-feira, 3 de julho de 2014

Polemicas em copas do mundo (Parte 2)

A cotovelada violenta de Leonardo
     Na Copa de 1994, o jogador brasileiro Leonardo surpreendeu com um lance extremamente violento. Até então um dos mais ponderados e “bonzinhos” da seleção, ele deu uma cotovelada tão forte no rosto do americano Tab Ramos que lhe provocou  uma séria fratura na face e o fez ficar no hospital por 3 meses. Leonardo foi expulso e Bebeto fez o gol responsável pela vitória do Brasil naquele jogo de oitavas-de-final.
Vídeo aqui
  
A piscadela de Cristiano Ronaldo na copa de 2006
    Na tensa partida em que Portugal eliminou a Inglaterra do Mundial de 2006, o inglês Rooney cometeu uma falta em cima do zagueiro português Ricardo Carvalho. Cristiano Ronaldo, então, correu até o juiz e insistiu até convencê-lo a expulsar Rooney. Depois, deu uma piscadela para o seu banco, dando a impressão de que a situação havia sido armada. Na época, ele jogava no mesmo clube que o inglês (o Manchester United). O lance rendem um climão dentro do clube entre os “colegas”. Para completar, Cristiano Ronaldo sofreu ameaças de morte, teve a casa atacada por vândalos e até a sua sobrinha de 12 anos foi agredida na escola.
Vídeo aqui

Cabeçada de Zidane na final da Copa de 2006
    Durante o segundo tempo da prorrogação da partida final do Mundial em que a França enfrentou a Itália, o capitão francês Zidane, um dos melhores jogadores de futebol do mundo, respondeu às provocações do italiano Materazzi (que teria xingado a mãe e a irmã do cara) com uma cabeçada no peito. Foi expulso e a Itália venceu nos pênaltis. A raivinha fez o país perder “Eu preferia ter levado um soco na cara (ao invés de ouvir as provocações). Mas vocês acham que numa final de Copa do Mundo, quando faltam dez minutos para minha aposentadoria, eu faria um gesto desses porque me causa prazer?”, disse Zidane na época.

Vídeo aqui

O apagão de Ronaldo na final de 1998
   
Ronaldo era o maior jogador do mundo em 1998. Mas, no momento mais importante do Mundial daquele ano, o “Fenômeno”decepcionou e sua atuação alimentou especulações e teorias conspiratórias sem fim. Na manhã do jogo da final contra a França, circulavam rumores de que ele havia passado mal na noite anterior e não poderia jogar. Na primeira escalação, seu nome não estava na lista, e só uns 30 minutos antes do jogo é que foi incluído. Ronaldo entrou em campo, mas não jogou nada bem e o resultado foi a desastrosa derrota para a França. Hoje, a única certeza é que ele teve uma convulsão – o motivo talvez nunca se saiba.

O assassinato do jogador colombiano que fez um gol contra
 
Nenhum erro em Mundiais teve um desfecho tão trágico como o que envolveu o jogador colombiano Andrés Escobar Saldarriaga. Depois de golear a Argentina por 5 a 0, a Colômbia foi para a Copa de 94 como umas das favoritas para levar o título, mas acabou eliminada logo na primeira fase. Quem levou a culpa foi Andrés, que era um dos queridinhos da seleção, mas fez um gol contra no jogo em que a Colômbia perdeu para os Estados Unidos. Ao voltar para o seu país, ele foi assassinado com 12 tiros. Apesar de não ter sido oficialmente comprovado, tudo indica que a morte foi encomendada por apostadores colombianos que perderam dinheiro com o resultado daquele jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário