quinta-feira, 3 de julho de 2014

Polemicas em copas do mundo (Parte 1)

David Beckham chutando o argentino na frente do juiz
     A rivalidade com a Argentina não é coisa só de brasileiro: rola uma inimizade por parte dos ingleses também. No começo do segundo tempo da partida entre as duas seleções na Copa de 98, David Beckham sofreu uma falta do jogador da Argentina Almeyda Simeone e caiu. Mas não deixou barato e, mesmo no chão, revidou com um chute no argentino – na frente do juiz. O inglês foi expulso, a Inglaterra ficou em apuros e foi eliminada. Beckham foi massacrado pela imprensa e pelos torcedores, que o culparam pela derrota. A fúria foi tanta que as pessoas o ameaçavam e queimavam imagens suas.

França: campanha tão ruim que se tornou assunto de Estado
   
A França já havia penado nas eliminatórias para a Copa de 2010 (e conseguiu a vaga graças a um gol com toque de mão), mas ninguém esperava o fiasco que estava por vir: a seleção não venceu nenhuma partida e terminou como lanterna do grupo. Mas o pior de tudo foram os barracos envolvendo jogadores e comissão técnica, com greve de treino (supostamente incentivada pelo ex-meia Zidane, que queria mudanças de tática), cancelamento de patrocínio e o atacante Anelka sendo mandado de volta para casa por xingar o técnico Raymond Domenech. O negócio ficou tão sério que o até o governo francês se envolveu, prometendo uma investigação.


A ajudinha da arbitragem para a anfitriã Coréia do Sul
    
Vários erros de arbitragem aconteceram na Copa de 2002, mas os mais marcantes foram os que beneficiaram a Coréia do Sul, uma das anfitriãs do Mundial, e fizeram com que 2 favoritos fossem eliminados: Itália e Espanha. Nas oitavas-de-final, os italianos tiveram um gol legal invalidado e seu principal jogador, Francesco Totti, foi expulso de campo em uma decisão que a própria FIFA admitiu, depois, ter sido equivocada. No jogo seguinte, a coisa foi pior ainda: a Espanha teve 2 gols legais anulados pelo árbitro, impedimentos foram marcados erroneamente e um escanteio para a Espanha não foi cobrado. A Coréia do Sul acabou vencendo nos pênaltis e ficou em quarto lugar na Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário